quarta-feira, 22 de abril de 2009

Em Ruínas

As Ruínas de Jerusalém
Em Ruínas

“Temos procedido de todo corruptamente contra ti, não temos guardado os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos que ordenaste a Moisés teu servo. Lembra-te da palavra que ordenaste a Moisés teu servo, dizendo: Se transgredirdes, eu vos espalharei por entre os povos; mas se vos converterdes a mim e guardardes os meus mandamentos e os cumprirdes, então, ainda que os vossos rejeitados estejam pelas extremidades do céu, de lá os ajuntarei e os trarei para o lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome”. (Neemias 1: 7 – 9.

Neemias faz uma oração a Deus quando recebe a notícia de como a cidade de Jerusalém havia ficado destruída depois que o povo fora levado cativo para a Babilônia. O mais interessante dessa oração que é narrada no capítulo 1 do livro de Neemias é a forma que ele se expressa, “Temos procedido de todo corruptamente contra ti, não temos guardado os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos que ordenaste a Moisés teu servo”,ele sabia que todo o povo havia transgredido a Lei do Senhor e que por causa dessa transgressão é que estavam sofrendo.
Muitas vezes a vida prepara momentos difíceis, coisas dolorosas de se enfrentar, doenças, problemas financeiros, conjugais, entre outros..., alguns são conseqüências naturais da vida, como por exemplo doença e a morte; essas duas coisas fogem completamente ao controle, mas outros são conseqüências com causa, e na maioria das vezes por causa própria, e é isso que Neemias confessa em sua oração o povo não havia andado segundo os estatutos e os mandamentos de Deus, ou seja, fora da vontade de Deus. Muitas das coisas que acontecem na vida é conseqüência direta de andar fora da vontade de Deus, o povo de Israel pagou caro, foram escravizados e perderam TUDO, perderam até sua cidade. A maioria dos problemas são causados pelo próprio homem, pela negligência, falta de dedicação e da sua falta de abnegação de futilidades.
Para recuperar parte daquilo que fora perdido pelo pecado, para juntar os cacos e tentar reconstruir a vida, assim como Neemias faz com Jerusalém, é preciso reconhecer onde está o erro, pedir perdão, suplicar a Deus apoio, porque sem esse não será possível nem visualizar os estragos para tentar planejar a reconstrução da vida, mas adiante nos capítulos seguintes de Neemias veremos que ele tem de enfrentar muitas barreiras para reconstruir Jerusalém e isso só foi possível porque ele entendeu que precisavam de Deus.

Bia Oliveira
3/11/2008