quarta-feira, 10 de março de 2010

O Bom conselho


por Jonathan Crosby

“Cada pensamento com conselho se confirma; e com conselhos prudentes faz a guerra.”

Bom conselho é necessário para a tomada de boas decisões, e bom conselho só é obtido com bons conselheiros. O Pregador nos ensina a submeter os nossos planos à análise e crítica de sábios conselheiros, que podem nos livrar de decepções e aborrecimentos. Esta é a verdadeira sabedoria – deliberar antes de agir, e estabelecer os nossos planos com sábios conselhos.

Todo caminho do homem é reto aos seus próprios olhos, pois os nossos corações enganadores nos convencem que nossos planos são brilhantemente desenvolvidos e o sucesso deles é certo.

Provérbios 16:2,25:- “Todos os caminhos do homem são limpos aos seus olhos, mas o Senhor pesa os espíritos. … Há caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte.”

Provérbios 18:17:- “O que primeiro começa o seu pleito justo parece; mas vem o seu companheiro e o examina.”

Provérbios 21:2:- “Todo caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o Senhor sonda os corações.”

Provérbios 28:11:- “O homem rico é sábio aos seus próprios olhos; mas o pobre que é sábio o examina.”

Jeremias 17:9:- “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?”

Assim, devemos recorrer a uma multidão de conselheiros por questão de segurança.

Provérbios 11:14:- “Não havendo sábia direção, o povo cai, mas, na multidão de conselheiros, há segurança.

Provérbios 15:22:- “Onde não há conselho os projetos saem vãos, mas, com a multidão de conselheiros, se confirmarão.”

Provérbios 24:6:- “Porque com conselhos prudentes tu farás a guerra; e há vitória na multidão dos conselheiros.”

Se precipitando em estonteante orgulho é tolice e eventualmente vai lhe custar caro. Se você tem tendência de ser impulsivo e apressado por temperamento ou por treinamento, você deve dar atenção redobrada a este aviso.

Ser apressado é pecado. Veja os comentários de Provérbios 19:2. A pressa é destrutiva, e como o nosso próprio adágio afirma, “a pressa é a inimiga da perfeição”.

Provérbios 21:5:- “Os pensamentos do diligente tendem à abundância, mas os de todo apressado, tão-somente à pobreza.”

Provérbios 25:8:- “Não te apresses a litigar, para depois, ao fim, não saberes o que hás de fazer, podendo-te confundir o teu próximo.”

Paulo condenou o pecado que ele chama de obstinado, que é de avançar impetuosa e imprudentemente numa direção inconseqüente.

II Timóteo 3:4:- “Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus.”

Se você recusa buscar conselho, você é orgulhosos, precipitado, apressado e tolo. Se você rejeita conselhos que lhe foram dados, você é impiamente rebelde. Se você evita o conselho com receio de críticas, o seu coração está tolamente envolvido numa proposição arriscada; você já está emocionalmente envolvido no plano. É tolice envolver o seu coração antes de usar a sua cabeça.

O único conselheiro perfeito é o próprio Senhor.

Isaías 9:6:- “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.”

Mas Ele não nos deixou sem conselheiros. Temos a Sua Palavra perfeita, que é capaz de nos tornar sábio.

Salmos 19:7-11:- “A lei do Senhor é perfeita e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e alumia os olhos. O temor do Senhor é limpo e permanece eternamente; os juízos do Senhor são verdadeiros e justos juntamente. Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos. Também por eles é admoestado o teu servo; e em os guardar há grande recompensa.”

Salmos 119:98-100:- “Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio que meus inimigos, pois estão sempre comigo. Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos. Sou mais prudente do que os velhos, porque guardo os teus preceitos.”

Nós temos Seus ministros, que podem ser conselheiros perfeitos pela Sua Palavra.

II Timóteo 3:16-17:- “Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra.”

Malaquias 2:7:- “Porque os lábios do sacerdote guardarão a ciência, e da sua boca buscarão a lei, porque ele é o anjo do Senhor dos Exércitos.”

Nós temos pais, que geralmente têm muito mais sabedoria e experiência, e eles tem fortes motivações para nos livrar de problemas

Êxodo 18:13-27:- “E aconteceu que, ao outro dia, Moisés assentou-se para julgar o povo; e o povo estava em pé diante de Moisés desde a manhã até à tarde. Vendo, pois, o sogro de Moisés tudo o que ele fazia ao povo, disse: Que é isto que tu fazes ao povo? Por que te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até à tarde? Então, disse Moisés a seu sogro: É porque este povo vem a mim para consultar a Deus. Quando tem algum negócio, vem a mim, para que eu julgue entre um e outro e lhes declare os estatutos de Deus e as suas leis. O sogro de Moisés, porém, lhe disse: Não é bom o que fazes. Totalmente desfalecerás, assim tu como este povo que está contigo; porque este negócio é mui difícil para ti; tu só não o podes fazer. Ouve agora a minha voz; eu te aconselharei, e Deus será contigo. Sê tu pelo povo diante de Deus e leva tu as coisas a Deus; e declara-lhes os estatutos e as leis e faze-lhes saber o caminho em que devem andar e a obra que devem fazer. E tu, dentre todo o povo, procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqüenta e maiorais de dez; para que julguem este povo em todo o tempo, e seja que todo negócio grave tragam a ti, mas todo negócio pequeno eles o julguem; assim, a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo. Se isto fizeres, e Deus to mandar, poderás, então, subsistir; assim também todo este povo em paz virá ao seu lugar. E Moisés deu ouvidos à voz de seu sogro e fez tudo quanto tinha dito; e escolheu Moisés homens capazes, de todo o Israel, e os pôs por cabeças sobre o povo: maiorais de mil e maiorais de cem, maiorais de cinqüenta e maiorais de dez. E eles julgaram o povo em todo tempo; o negócio árduo traziam a Moisés, e todo negócio pequeno julgavam eles. Então, despediu Moisés o seu sogro, o qual se foi à sua terra.”

Temos amigos e irmãos que são conhecidos por serem sábios.

Provérbios 20:25:- “Laço é para o homem dizer precipitadamente: É santo; e, feitos os votos, então, inquirir.”

Provérbios 27:9-10:- “O óleo e o perfume alegram o coração; assim a doença do amigo, com o conselho cordial. Não abandones o teu amigo, nem o amigo de teu pai, nem entres na casa de teu irmão no dia da tua adversidade; melhor é o vizinho perto do que o irmão longe.”

Atos 15:1-6:- “Então, alguns que tinham descido da Judéia ensinavam assim os irmãos: Se vos não circuncidardes, conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos. Tendo tido Paulo e Barnabé não pequena discussão e contenda contra eles, resolveu-se que Paulo, Barnabé e alguns dentre eles subissem a Jerusalém aos apóstolos e aos anciãos sobre aquela questão. E eles, sendo acompanhados pela igreja, passaram pela Fenícia e por Samaria, contando a conversão dos gentios, e davam grande alegria a todos os irmãos. Quando chegaram a Jerusalém, foram recebidos pela igreja e pelos apóstolos e anciãos e lhes anunciaram quão grandes coisas Deus tinha feito com eles. Alguns, porém, da seita dos fariseus que tinham crido se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés. Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto.”

Que tipo de conselheiro você procura e usa para poder tomar decisões de peso? Sabendo que os homens mais velhos nem sempre são os mais sábios,

Jó 32:9:- “Os grandes não são os sábios, nem os velhos entendem o que é reto.”

Mas em regra geral, eles são.

Jó 12:12:- “Com os idosos está a sabedoria, e na abundância de dias, o entendimento.”

Um crente é melhor do que um pagão se existe quaisquer considerações morais; eles devem ter s sabedoria de Deus em seus corações e o mais alto grau de preocupação pela sua segurança e prosperidade. Certamente você deve procurar conselheiros críticos, pois a paisagem está cheio de corpos de otimistas.

Quando um plano ou intenção é determinado, ele se torna estável, seguro e permanente. Ele tem uma base sólida para o futuro, e isto se obtém de conselheiros. Quando planos e objetivos são seguidos sem bons conselhos, eles geralmente são desapontadores.

Provérbios 15:22:- “Onde não há conselho os projetos saem vãos, mas, com a multidão de conselheiros, se confirmarão.”

Não basta só ouvir conselhos para atender a este provérbio, pois você deve também ouvir o conselho e agir de acordo. De outra forma, todo o mecanismo de segurança e sucesso é violado e tornado nulo. Roboão buscou conselho, mas rejeitou a recomendação dos homens idosos que tinham sido conselheiros do seu pai.

I Reis 12:1-19:- “E foi Roboão para Siquém, porque todo o Israel veio a Siquém, para o fazerem rei. E sucedeu, pois, que, ouvindo-o Jeroboão, filho de Nebate, estando ainda no Egito (porque fugira de diante do rei Salomão e habitava Jeroboão no Egito), enviaram e o mandaram chamar; e Jeroboão e toda a congregação de Israel vieram e falaram a Roboão, dizendo: Teu pai agravou o nosso jugo; agora, pois, alivia tu a dura servidão de teu pai e o seu pesado jugo que nos impôs, e nós te serviremos. E ele lhes disse: Ide-vos até ao terceiro dia e voltai a mim. E o povo se foi. E teve o rei Roboão conselho com os anciãos que estavam na presença de Salomão, seu pai, quando este ainda vivia, dizendo: Como aconselhais vós que se responda a este povo? E eles lhe falaram, dizendo: Se hoje fores servo deste povo, e o servires, e, respondendo-lhe, lhe falares boas palavras, todos os dias serão teus servos. Porém ele deixou o conselho que os anciãos lhe tinham aconselhado e teve conselho com os jovens que haviam crescido com ele, que estavam diante dele. E disse-lhes: Que aconselhais vós que respondamos a este povo, que me falou, dizendo: Alivia o jugo que teu pai nos impôs? E os jovens que haviam crescido com ele lhe falaram, dizendo: Assim falarás a este povo que te falou, dizendo: Teu pai fez pesadíssimo o nosso jugo, mas tu o alivia de sobre nós; assim lhe falarás: Meu dedo mínimo é mais grosso do que os lombos de meu pai. Assim que, se meu pai vos carregou de um jugo pesado, ainda eu aumentarei o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões. Veio, pois, Jeroboão e todo o povo, ao terceiro dia, a Roboão, como o rei havia falado, dizendo: Voltai a mim ao terceiro dia. E o rei respondeu ao povo duramente, porque deixara o conselho que os anciãos lhe haviam aconselhado. E lhe falou conforme o conselho dos jovens, dizendo: Meu pai agravou o vosso jugo, porém eu ainda aumentarei o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões. O rei, pois, não deu ouvidos ao povo, porque esta revolta vinha do Senhor, para confirmar a palavra que o Senhor tinha dito pelo ministério de Aías, o silonita, a Jeroboão, filho de Nebate. Vendo, pois, todo o Israel que o rei não lhe dava ouvidos, tornou-lhe o povo a responder, dizendo: Que parte temos nós com Davi? Não há para nós herança no filho de Jessé. Às tuas tendas, ó Israel! Provê, agora, à tua casa, ó Davi. Então, Israel se foi às suas tendas. No tocante, porém, aos filhos de Israel que habitavam nas cidades de Judá, sobre eles reinou Roboão. Então, o rei Roboão enviou a Adorão, que estava sobre os tributos; e todo o Israel o apedrejou com pedras e morreu; mas o rei Roboão se animou a subir ao seu carro para fugir para Jerusalém. Assim se desligaram os israelitas da casa de Davi até ao dia de hoje.”

E ele perdeu o reino por causa disso.

Não é preciso uma multidão de conselheiros para cada decisão, e assim entendemos, porque a guerra foi mencionada no provérbio. A guerra é a decisão mais séria tomada pelos homens, pois ela determina as vidas e os futuros de muitas nações, com enormes dificuldades. Ela só deve ser implementada depois de meticulosos conselhos de muitos ângulos.

Lucas 14:31-32:- “Ou qual é o rei que, indo à guerra a pelejar contra outro rei, não se assenta primeiro a tomar conselho sobre se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil? De outra maneira, estando o outro ainda longe, manda embaixadores e pede condições de paz.”

Portanto, a nossa lição não se aplica a todas as decisões a serem tomada, mas preferencialmente aquelas envolvendo sérias consequências e riscos.

Mas questões como o casamento são digno de conselhos. As dores e as conseqüências podem ser terríveis: e a maioria das pessoas que entra num casamento não tem nenhuma experiência nisso e, por isso, eles precisam de bons conselhos dos outros. Veja os comentários de Provérbios 19:13(*). Um terceiro que não está envolvido pode lhe salvar de muita tristeza numa decisão dessas, e eles provavelmente conseguem detectar problemas facilmente.

Outras questões como negócios comerciais, mudanças de emprego, mudança de residência, treinamento de filhos, questões de saúde, investimentos alternativos e planos semelhantes devem ser objeto de conselhos. Porque mergulhar em decisões como esta sem buscar um bom conselho?

A multiplicidade de conselheiros é o melhor caminho, pois eles lhe darão muito que pensar de pontos de vista diferentes e uma variedade de experiências. Se o conselho deles é compartilhado por um homem sábio, o resultado será ainda melhor. O fator preponderante deve ser determinado pelo peso das respostas, pelas respostas dos mais sábios conselheiros, e pelas recomendações a respeito dos mais importantes aspectos do plano ou dos objetivos.

É claro que a escolha de se aconselhar toma bastante tempo. Ela também exige humildade ao indagar dos outros as suas opiniões, mostrando a sua necessidade da ajuda deles. Tal cuidado é discrição prudente; e esse tipo de humildade é sabedoria. Não permita que nem os homens nem o diabo o convençam de que você não dispõe de tempo, ou que, de qualquer forma, você pode tomar decisões melhores do que as dos conselheiros.

Jovem, você precisa de mais conselhos sábios do que os outros. Insensatez e vaidade ainda habitam no seu coração, e conselhos sóbrios podem lhe salvar de muita dor e dificuldades. Homens mais velhos, você não está acima desta lição, pois os corações de todos os homens são enganosamente perigosos.

Salmos 119:105:- “Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho.”

Se você submete os seus planos ao Senhor, Ele firmará os seus pensamentos.

Provérbios 16:3:- “Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos.”

Provérbios 3:5-6:- “Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.”

Se o seu coração está em comunhão com Ele, você pode ir em frente com os seus planos, submetendo tudo à vontade Dele.

Provérbios 16:9:- “O coração do homem considera o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.”

Tiago 4:13-15:- “Eia, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos. Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco e depois se desvanece. Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.”

Quanto mais você aprende a palavra de Deus, mais sabedoria você terá.

Salmos 19:7-11:- “A lei do Senhor é perfeita e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e alumia os olhos. O temor do Senhor é limpo e permanece eternamente; os juízos do Senhor são verdadeiros e justos juntamente. Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos. Também por eles é admoestado o teu servo; e em os guardar há grande recompensa.”

Salmos 119:98-100:- “Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio que meus inimigos, pois estão sempre comigo. Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos. Sou mais prudente do que os velhos, porque guardo os teus preceitos.”

Isaías 8:20:- “À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva.”

E este livro de Provérbios está cheio da sabedoria do homem mais sábio com a maior experiência da vida, e ele escreveu pela inspiração de Deus.

Provérbios 1:1-9:- “Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel. Para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem as palavras da prudência; para se receber a instrução do entendimento, a justiça, o juízo e a eqüidade; para dar aos simples prudência, e aos jovens conhecimento e bom siso; para o sábio ouvir e crescer em sabedoria, e o instruído adquirir sábios conselhos; para entender provérbios e sua interpretação, como também as palavras dos sábios e suas adivinhações. O temor do Senhor é o princípio da ciência; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. Filho meu, ouve a instrução de teu pai e não deixes a doutrina de tua mãe. Porque diadema de graça serão para a tua cabeça e colares para o teu pescoço.”

O nosso Senhor Jesus tem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento e quanto mais perto você andar com Ele, você terá mais deles para si mesmo.

Colossenses 2:8:- “Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo.”

Esta é uma tradução livre do inglês para o português, cuja divulgação foi autorizada pelos autores da versão original em inglês, do site . Se você deseja receber diariamente a versão original do estudo em inglês, é só solicitar no site citado.

Tradução: Peter Daniel Rees

Fonte: Monergismo

segunda-feira, 1 de março de 2010


Sei que Deus sabe, mas precisava contar com minhas próprias palavras.
Meu nome é Maria Beatriz, vixe... não poderia ser diferente! Outro não me caberia tão bem. Minha vida desde o princípio me pareceu ser interessante, marcada por acontecimentos fortes tais, que podem fazer qualquer ser humano pirar ou desitir, entretretanto, não por mérito meu (é claro) ainda estou aqui, sã. Tenho orgulho da minha história dos amores que tenho, outra boa qualidade, o amor, não que seja auto-afirmação, apenas simples constatação. AMO. Tanto, que transborda. No plac, plac dessas entrelinhas me emocionei, senti o coração vibrar várias vezes e até lágrimas derramei, pois vi se esvair pelos dedos nesse teclado o EGO.Como fugirei daquilo que o tempo as circunstâncias formaram? Não dá para apagar tudo e começar de novo, voltar a fita e excluir as partes ruins e ficar com as melhores, se desse talvez tudo ficaria "bem", tudo seria" melhor". Mas o tempo esse sabe o que é ser pra frente tanto que se se estivermos estagnados nos empurrará nem que seja atroplelado, sendo assim, o melhor mesmo é a velha receita de sempre Confiar N'aquele que com um fim pricnipal me criou, ADORÁ-lO. Fácil? Nem sempre! Demanda Escolhas? Sempre. Demanda renúncias. É, renúncia, diria que a palavra de ordem para mim hoje é ela, renúncia do Eu, do orgulho, da vontade de fazer o que é mau, até de ser "feliz" porque o que para uns é felicidade, para o TEMPO pode ser escolhas erradas, lamentos e arrependimentos. Foi pensando nisso é que tomei uma grande decisão, pedir perdão a quem magoei, dizer o quanto amo a quem devo dizer, respeitar mesmo que alguém não se faça respeitar, ser mais tolerante, fiel a Deus e a quem de mim espera fidelidade, mesmo que meus "achares", "direitos", "justiças" sejam feridos, afinal qual é a finalidade da minha vida? Adorar a Deus e gozá-lo para sempre. Pai quero que o Senhor tenha orgulho de mim, perdoa as minhas fraquezas, perdoa minhas falhas sê propício a mim pecador. Sei que nunca estarei a altura do seu amor, mas peço humildemente que me preserves nas suas veredas, e tenha pena de minha pobre alma arrogante. E que nunca me afaste da sua Graça. Amém.